Certamente a solução a gás da Scania fará ainda mais diferença na frota da Comtrasil, atualmente composta por 400 cavalos mecânicos de frota própria e 900 equipamentos semirreboques. Desse total, 40% é Scania, entre os modelos R 440 6x4, R 480 6x4, R 500 6x4, G 450 6x2 e G 420 6x2, que já apresentam muitos bons resultados.
“A nova geração representou para nós uma quebra de paradigma de gestão e direção econômicas. A Scania não só vendeu o caminhão como disponibilizou o recurso da conectividade, que permite que a gente tenha um acompanhamento melhor e mais assertivo, principalmente de resultado. Constantemente os motoristas participam de treinamentos e são reciclados quando necessário. Apesar de a tecnologia anterior já ser uma das melhores do mercado, a gente não tinha a opção de acompanhar em tempo real, por exemplo. Hoje temos motoristas que saíram do conceito D e foram para o A, o que nos trouxe uma média geral de 5 a 7% de economia”, conta Thales. Ao todo, a Comtrasil contabiliza 440 motoristas de um total de 570 colaboradores.
Agora, a expectativa da empresa é melhorar ainda mais esses números com a chegada do R 410 6x2 movido a gás natural e abraçar outros tantos benefícios que vão muito além da economia de combustível. “A expectativa de que o caminhão traga mais sustentabilidade para o nosso negócio é muito alta. Os clientes querem o veículo o quanto antes na operação porque sabem que o resultado vai abrir também outras malhas, outras rotas para que mais veículos movidos a gás possam chegar. E nós temos a certeza de que não estamos sozinhos nessa jornada, pois temos a Scania e a Movesa ao nosso lado como parceiras e todo o aparato técnico e comercial para que esse modelo venha mesmo para ficar”, conclui o empresário.