Política de Doações e Patrocínios


Doações e Patrocínios

Política de


Objetivo


Esta Política visa orientar o processo de doações e patrocínios realizados pela Empresa.

Aplicabilidade


Aplica-se a toda empresa e seus colaboradores internos.

Campo de Aplicação


Este documento descreve os princípios a serem observados em caso de doações a serem realizadas para campanhas organizações beneficentes, fundações, entidades sem fins lucrativos, como especificado a seguir. São consideradas doações espontâneas (em dinheiro ou de qualquer outra espécie) – aquelas realizadas gratuitamente, isto é, sem expectativa ou aceitação de vantagens como contrapartida para Empresas.

Diretrizes

  • A doação/patrocínio deve ser compatível com os valores das Empresas;
  • Quando a doação/patrocínio for solicitada pelo beneficiário, este deve descrever a finalidade da doação e detalhes sobre o beneficiário;
  • O beneficiário deve assegurar por escrito que a doação/patrocínio não beneficia, direta ou indiretamente, qualquer indivíduo que tenha poder de decisão numa questão pendente ou antecipada que possa afetar os interesses da Empresa;
  • As formalidades (protocolo) de autorização devem contemplar uma correta descrição da natureza e finalidade da contribuição e a verificação de sua legitimidade, com base nas leis aplicáveis;
  • O beneficiário deve emitir um recibo da doação/patrocínio, especificando o montante (valores/produtos) recebido;
  • A doação/patrocínio deve ser lançada de forma correta e com precisão nos livros e registros da Empresa;
  • Toda a documentação deve ser mantida na sede da Empresa, a fim de preservar o histórico da solicitação, autorização e ocorrência da doação;
  • Deve-se observar a previsão orçamentária com base em critérios de economia e razoabilidade.

Das Doações a Entidades de Caridade e Programas Sociais


A doação/patrocínio feita a instituições sem fins lucrativos, proporciona uma sociedade mais justa e um ambiente autossustentável. Refletindo na identidade da referida empresa com as causas socialmente relevantes.
A empresa comprometida com a integridade nos negócios deve averiguar o histórico daqueles que receberão doação/patrocínio para evitar possíveis associações de sua imagem com fraudes ou corrupção. Sendo assim, antes de celebrar qualquer tipo de doação/patrocínio, de qualquer natureza, valor ou prazo, deverá ser verificado se o beneficiário qualifica-se como parte relacionada.